segunda-feira, setembro 04, 2006

II - TOPONÍMIA
Em relação ao nome atual, o antigo povoado de Fazenda Velha passou a ser chamado de “Toriba” por volta de 1916, quando o prefeito de Itaberá, Amador Pereira de Almeida, fundou o posto policial. Perguntado onde tinha achado o nome, o prefeito afirmou tê-lo visto numa lista de cidades, e por ter gostado, assim batizou o lugar. Como primeiro sub-delegado, foi nomeado Pedro Mariano de Oliveira.
Mais tarde, verificando o extravio de correspondências, descobriu-se então que o nome Toriba era usado numa estação ferroviária do ramal de Tabatinga, na Estrada de Ferro Araraquara, situado do Km 5 da mesma, inaugurado em 1911, pertencente ao Município de Matão (até hoje, onde fica um bairro chamado Toriba). Daí então surgiu o novo topônimo Turiba do Sul.
A despeito das normais confusões entre as terminologias Toriba ou Turiba, o Instituto Geográfico e Cartográfico de São Paulo (IGC) registra o topônimo “Turiba do Sul”, e assim aparece na relação de CEPs da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) e em todas as leis que fazem menção ao distrito (como a Lei Estadual nº 5.285), sendo assim a forma que deve ser utilizado.
A palavra é de origem tupi, e significa “paz, alegria e felicidade”. Entre os indígenas brasileiros pré-cabralinos, havia a referência à Sumé, figura lendária que viveu entre os nativos e lhes ensinou muitas coisas, uma espécie de profeta “branco” que viera das florestas do “toriba”, ou seja, do “paraíso”.

2 Comments:

Blogger Vera Oliveira said...

Maravilho! Muitisimmo obrigada por tomar tempo e escrever a historia da nossa terrida querida. E aprendi muito depois de tantos anos fora dai!
Que Deus vos abencoe!
Vera Cecilia Oliveira, filha do Zezao da maquina de arroz(falecido) e Terezinha Maria Oliveira, daqui de longe e com saudades de todos dai do Brazil, especialmente a minhas familia dai de Turiba do Sul, tias, tios, primas, primos 7 amigos. Abracos a todos con saudade e carinho.
homes@verarandy.com

2:11 AM, junho 10, 2010  
Anonymous Anônimo said...

História boa demais

12:41 AM, outubro 03, 2023  

Postar um comentário

<< Home